Agitadores – Qual é o modelo ideal para a seu laboratório?
3 min de leitura
Os agitadores são equipamentos usados para agitar, misturar e homogeneizar líquidos. A mistura de soluções é uma das tarefas mais comuns em laboratórios, por isso os agitadores são aplicados em muitos tipos de indústrias como a de alimentos e bebidas, cosmética, farmacêutica, química, análises clínicas, biologia molecular, biotecnologia, tratamento de águas residuais e muitas outras.
A finalidade dos agitadores é sempre a mesma, aparentemente é uma tarefa muito simples, porém há várias formas de execução. Assim, existem diferentes modelos para atender a todas as rotinas, definidos pelo material, tamanho e tipo de agitação que proporciona, como por exemplo, orbital, recíproca e 3D.
Agitadores e necessidades do laboratório
Para definir qual é o melhor agitador para o seu laboratório deve-se levar em conta qual atende a sua necessidade avaliando a aplicação ao seu processo, capacidade do recipiente, a velocidade de mistura, a variabilidade da velocidade, viscosidade do líquido, tempo de execução, temperatura, entre outros.
A diversidade de agitadores é enorme, portanto, assim como outros equipamentos do seu laboratório, você deve avaliar não apenas o procedimento a ser realizado, mas também a natureza da amostra (como tamanho, tipo, volume) precisa ser considerada. Usar um agitador de alta velocidade para preparar uma amostra de sangue pode alterar as características necessárias para a realização do exame e ocasionar resultados errados.
Principais tipos de agitadores
Além de tipos de agitação diferentes, os agitadores podem variar de tamanho e apresentar várias plataformas para receber tipos distintos de recipientes, como microtubos, tubos, placas e frascos.
Alguns equipamentos combinam agitação e aquecimento, constituídos por uma placa térmica para troca de calor para misturas que precisam ser diluídas em temperaturas mais altas. Existe ainda o agitador magnético que homogeneíza soluções através de uma pequena barra magnética movida por um campo magnético rotativo.
A velocidade desses equipamentos permite desde uma agitação suave até mais vigorosa e as funções ainda apresentam várias alternativas, uso contínuo ou temporizado, opções de exibição, aviso sonoro etc.
Agitador Magnético
É constituído por uma placa de metal, o recipiente que contém o líquido é colocado sobre a placa com uma pequna barra magnética dentro, revestida com um plástico inerte para não interagir com a solução. Um motor sob a placa produz forças magnéticas colocando em rotação o ímã e causando o movimento circular no líquido. O agitador magnético também possui versões com aquecimento, realizando as duas tarefas simultaneamente.
Agitador Gangorra
São capazes de realizar um balanço ou chamado também de movimento gangorra.
Agitador 3D
Ideal para agitação de tubos de coleta e centrifugação. O modelo tridimensional realiza vários tipos de movimentos em um único equipamento.
Agitador mecânico
É um instrumento que permite a agitação mecânica por meio de uma hélice para diferentes tipos de amostras ou soluções.
Agitador Multiplataformas
O Agitador Multiplataformas é utilizado para homogeneização de soluções em microplacas de titulação e tubos de diferentes tamanhos
Agitador tipo Vortex
Também muito utilizado, geralmente para agitação de pequenos frascos e microtubos. O frasco é agitado juntamente com a plataforma e pode ser um movimento contínuo ou apenas quando pressionado sobre a borracha, produzindo vórtices no líquido.