Fique por dentro de tudo!
Participe do nosso canal direto no WhatsApp para receber em primeira mão as novidades, lançamentos e oportunidades exclusivas da Kasvi.
2 min de leitura
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) também estão se tornando comuns em ambiente hospitalar veterinário, devido ao aumento da quantidade de tratamentos intensivos realizados.
Por isso, os estudantes da Universidade Federal da Fronteira do Sul Christian Carpeggiani Giotto e Naiara Vitoria Ferreira Cortes Koprovski, orientados pela doutora Karina Ramirez Starikoff, realizaram uma avaliação da contaminação microbiológica de diferentes setores de um Hospital Veterinário Universitário e avaliaram a eficácia dos procedimentos de desinfecção.
Utilizando placas de petri e meios de cultura ágar sangue e ágar Sabouraud da Kasvi, identificaram a presença das bactérias: Stomatococcus sp., Staphylococcus coagulase negativa, Staphylococcus aureus e Enterococcus sp.
Também foram encontrados fungos zigomicetos, Cladosporium spp, Epicoccum
spp, Drechslera spp, Scopulariopsis spp e Penicillium spp.
No teste de eficácia dos desinfetantes utilizados, todas as bactérias apresentaram resistência a solução de hipoclorito de sódio diluído a 1% sem formação de halo de inibição. Ainda, o Stomatococcus sp. e o Enterococcus sp. apresentaram resistência ao álcool 70%.