Indústria cervejeira utiliza resíduo na produção de enzima
2 min de leitura
Os resíduos agroindustriais são produzidos em grandes quantidades a partir do beneficiamento e industrialização de alimentos.
O descarte desses resíduos no meio ambiente pode resultar em uma série de transtornos para o ecossistema, devido à sua rica composição em matéria orgânica. Diante desse cenário, o reaproveitamento dos resíduos industriais, é uma das alternativas mais viáveis para a diminuição dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos mesmos e atendimento das exigências legais referente à destinação final dos resíduos produzidos.
Neste contexto, destaca-se a indústria cervejeira, cuja produção inclui etapas de processamento e fermentação de matéria-prima vegetal. Devido às características de composição desses resíduos, estes apresentam significativo potencial para aplicação em tecnologias de bioprocessos através de rotas biotecnológicas sustentáveis. Dentre vários metabólitos de interesse para a indústria, a enzima tanase vem se destacando no cenário nacional devido a sua capacidade de produzir antioxidantes utilizados na indústria química, farmacêutica e alimentícia.
O presente trabalho tem por objetivo a otimização do meio de fermentação sólida para produção desta enzima utilizando resíduos da indústria cervejeira. Os resíduos foram padronizados, e posteriormente submetidos a fermentação sólida para a produção da enzima, buscando a otimização do processo biotecnológico através do estudo de diversas variáveis da rota de produção do composto. Assim, como principal resultado, destaca-se o aumento da atividade enzimática, que passou de 0,04 U/mL para 0,19 U/mL com os processos de otimização.
Autoras:
Ester Helena Alves
Suelene Francisca da Silva Bispo dos Santos
Priscila Hoffmann Carvalho
Vania Battestin Wiendl
Leia o artigo completo aqui.
Para realizar esta pesquisa, a equipe utilizou a centrífuga de bancada (K14-4000) da Kasvi.
Confira também outros produtos relacionados: