
Fique por dentro de tudo!
Participe do nosso canal direto no WhatsApp para receber em primeira mão as novidades, lançamentos e oportunidades exclusivas da Kasvi.
5 min de leitura
Conheça todos eles e entenda o funcionamento de cada um.
Os seres vivos são formados por estruturas muito pequenas que o olho humano não consegue identificar. A utilização de instrumentos como o microscópio se tornam indispensáveis para realizar diversos estudos e análises promovendo a visualização dessas estruturas com um aumento de até 1.500 vezes.
Embora existam muitas variações de microscópios, o microscópio óptico é o mais usado em diversas áreas, como pesquisas e análises. Ele é composto por dois jogos de lentes, sendo elas a objetiva e ocular, montadas em extremos opostos de um tubo fechado. O principal objetivo é criar uma imagem real do objeto examinado, quando se observa através da lente ocular se vê uma imagem virtual aumentada da imagem real.
O microscópio é constituído de um suporte chamado platina que contém a lâmina com o item a ser analisado e de um mecanismo que permite aproximar e afastar a lâmina para focar a amostra. As espécies ou amostras observadas em um microscópio são transparentes, para sua observação é necessário colocar as amostras em uma lâmina que permita que a luz transpasse esta amostra possibilitando assim sua visualização. O poder de resolução dos microscópios atuais é de 0,2 µm, cerca de mil vezes mais que o olho humano.
![]() Ocular: Lente situada próximo ao olho do observador. Amplia a imagem da objetiva. |
![]() Objetiva: Lente situada próxima da amostra. Amplia a imagem do objeto de estudo. |
![]() Prisma: Situado no cabeçote do microscópio. Amplia e corrige distorções das demais lentes. |
![]() Condensador: Lente que concentra os feixes de luz sobre a amostra |
![]() Diafragma: Regula a quantidade de luz que entra no condensador. |
![]() Suporte: Mantém a parte óptica. É dividido em duas partes: o pé (ou base) e o braço. |
![]() Platina: Lugar onde se coloca a lâmina (porta-objetos). |
![]() Cabeçote: Contém o sistema de lentes oculares, podem ser monocular ou binocular. |
![]() Revólver: Contém o sistema de lentes objetivas. |
![]() Coaxiais: Macrométrico que aproxima o enfoque e micrométrico que consegue o enfoque correto. |
A linha ECO é uma linha básica com recursos necessários para um microscópio de boa qualidade. Acompanha objetivas acromáticas corrigidas, com opção de iluminação alógena ou LED. É uma solução prática e econômica para a área educacional e laboratórios em geral.
A linha RED apresenta uma estrutura que permite mais aplicações, com sistema de molas
integradas às objetivas de 40X e 100X-óleo de imersão, o que evita danos à lente ou à amostra e previne distorção da imagem durante a observação.
As câmeras para microscopia combinam alta resolução, imagens em tempo real e fotos que podem ser armazenadas no computador com rapidez e acessibilidade. A grande vantagem é o software, que possui funções variadas, como medir o tamanho da área ou da amostra a ser estudada, contagem de células, captação de imagens e gravação de vídeos.
As lâminas são fabricadas em um vidro especial translúcido, especialmente desenvolvido para microscopia, e servem de suporte para observar a amostra ou material no microscópio. Já as lamínulas, são utilizadas para sobrepor o material da lâmina durante a leitura no microscópio, permitindo melhor visualização e também para proteção da amostra e da lente.
Indicadas para contagem de células, as câmaras de contagem Kasvi estão disponíveis em dois modelos, as malhas de leitura Neubauer e Fuchs Rosenthal, melhoradas ou melhoradas espelhadas.