Fibrina: O que é, e qual seu uso na odontologia?
5 min de leitura
A fibrina é uma proteína que atua como uma primeira resposta sempre que seu corpo está ferido, com o fim de desempenhar um papel importante no processo de coagulação do sangue. Quando ocorre qualquer tipo de lesão que gera o extravasamento do sangue se inicia a coagulação, um alerta é então enviado para que o corpo inicie a produção de fibrina.
Em forma de fios longos, cada molécula de fibrina se entrelaça para formar uma fina malha ao redor da lesão. Como resultado, esta malha estanca o sangue capturando hemácias, leucócitos e plaquetas, gerando um coágulo e formando uma espécie de tampão no local lesionado.
Por essa razão, a fibrina permite uma série de interações celulares e fornece uma matriz provisória na qual as células podem proliferar, organizar e desempenhar suas funções, principalmente em locais que sofreram lesão ou inflamação.
Há alguns anos a Fibrina Rica em Plaquetas (PRF) vem sendo utilizado com o objetivo de acelerar a cicatrização e a regeneração em diversos procedimentos cirúrgicos, principalmente ortopedia, neurologia e cirurgia plástica. Bem como na área odontológica, sendo empregado em pequenos enxertos ósseos para implantes dentários, em cirurgias periodontais e maxilo-faciais.
Aplicação da Fibrina na Odontologia
Embora a utilização da fibrina ainda ser pequena na odontologia esta é uma técnica que vem sendo muito estudada, apontando um grande potencial de melhoria de resultados em diversos procedimentos.
Todavia, os avanços ao longo dos anos permitiram sua aplicação nos consultórios e constitui hoje uma grande inovação nas cirurgias orais. Assim a Fibrina Rica em Plaquetas é utilizado na odontologia regenerativa como um concentrado de fatores de crescimento autólogo capaz de estimular a regeneração tecidual.
Esses fatores de crescimento são responsáveis pelo aumento da produção de colágeno, mitose celular, crescimento dos vasos sanguíneos, recrutamento de outras células que migram para o local da lesão, com o propósito de auxiliar a produção de um novo tecido para o paciente.
Por ser tratar de uma modalidade autóloga, quando o material é retirado do próprio paciente, diminui-se ou elimina também o risco de rejeição ou infecções.
Por isso o PRF se mostra tão eficiente no processo de aceleração da regeneração de tecido moles e duros em odontologia. Visto que se apresenta como um coágulo otimizado, formando uma estrutura que permite a reconstituição do enxerto com células do próprio paciente, induzindo o processo de cicatrização natural com muito mais rapidez.
Processo de preparação da Fibrina Rica em Plaquetas (PRF)
A Fibrina Rica em Plaquetas é um biomaterial derivado do sangue humano e a técnica usada para sua extração é muito simples e fácil.
Uma amostra de sangue é extraída do paciente imediatamente antes do procedimento cirúrgico. A saber, o tubo com o sangue não pode conter nenhum tipo de aditivo.
O sangue é então colocado em uma centrífuga para realizar a separação:
- Primeira camada: líquido transparente, plasma
- Segunda camada: espessa e amarela, Fibrina Rica em Plaquetas (PRF)
- Terceira camada: vermelha, glóbulos vermelhos
A segunda camada que contém o PRF é utilizada e as demais serão descartadas. Deve-se ter muito cuidado com a manipulação do tubo para que o material não se misture novamente.
O dentista fará a aplicação do PRF no paciente e isso irá acelerar o processo de cicatrização e também minimizar o desconforto do paciente no pós-operatório.
O sucesso desta técnica depende inteiramente do intervalo de tempo entre a coleta de sangue e sua transferência para centrifugação.
Vantagens do uso do PRF
- Sua preparação é uma técnica simplificada e eficiente, pois a centrifugação é em um único passo e acessível para todos os clínicos.
- É obtido por amostra de sangue autóloga com manipulação mínima do sangue.
- Sem risco de sofrer uma reação imunológica, uma vez que o sangue é do próprio paciente.
- Estrutura de fibrina natural com fatores de crescimento que estimulam a regeneração dos tecidos de forma eficaz.
- Pode ser utilizado unicamente ou então em combinação com enxertos ósseos, dependendo da finalidade.
Conheça a Centrífuga PRP/PRF para Fibrina
Produtos Kasvi
Referência
- MARQUI, Amanda Cavalli; MIGUEL, Diego Felipe; MAGALHÃES, José Cássio de Almeida. Comparação Entre a Técnica Plasma Rico em Plaquetas e Plasma Rico em Fibrina e sua Utilização em Odontologia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 2, Vol. 13.janeiro de 2017.
- MAGINI, Ricardo Souza, BENFATTI, Cesar Magalhães, DE SOUZA, Júlio Matias. Noções de Implantodontia Cirúrgica – Série Abeno. Artes Médicas. 2016.
- Naik B, Karunakar P, Jayadev M, Marshal VR. Role of Platelet rich fibrin in wound healing: A critical review. Journal of Conservative Dentistry : JCD. 2013.
- Borie E, Oliví DG, Orsi IA, et al. Platelet-rich fibrin application in dentistry: a literature review. International Journal of Clinical and Experimental Medicine. 2015.
- Kumar KR, Genmorgan K, Abdul Rahman SM, Rajan MA, Kumar TA, Prasad VS. Role of plasma-rich fibrin in oral surgery. Journal of Pharmacy & Bioallied Sciences. 2016