Notícias

Balanças de Laboratório: Quais são os tipos e diferenciais

As balanças para laboratório são equipamentos específicos para medições precisas da massa de um corpo em laboratório ou indústria, para segmentos em que análises, formulações e experimentos em geral requerem total precisão. Existem vários tipos de balanças que são desenvolvidas segundo normas metrológicas e de qualidade internacionais e controladas pelo INMETRO.

Então, quais critérios devem ser levados em conta para e escolha da melhor balança para o seu laboratório ou indústria?

Tipos de Balanças

As balanças são definidas por altos níveis de exatidão e precisão em testes analíticos e análises quantitativas. Utilizados em diversas aplicações, eles são divididos em cinco subcategorias, de acordo com sua legibilidade:

  • Balanças de precisão (> = 0,001 g)
  • Balanças analíticas (0,0001 g)
  • Balanças semi-micro (0,00001 g)
  • Micro balanças (0,000001 g)
  • Balanças ultra-micro (0,0000001 g)

Alguns Conceitos Básicos

Para entender completamente como os tipos de balanças operam, é preciso entender a diferença entre massa e peso.

Massa

A massa é uma unidade constante da quantidade de matéria que um objeto possui. Ele permanece o mesmo, não importa onde a medição é feita. As unidades mais comuns de massa são o quilograma e o grama.

Peso

Força com que qualquer massa é atraída para o centro de gravidade, é variável com a posição na superfície do planeta e com a distância deste, sendo também influenciável por fatores como magnetismo, velocidade, empuxo, efeito de temperatura, eletricidade estática.

Embora massa e peso sejam duas grandezas diferentes, o processo de determinação de peso e massa é chamado de pesagem.

Qual é a diferença entre balança analítica e balança de precisão?

Balanças de precisão e analíticas são tipos específicos de balanças que medem massas muito menores que a balança média. A balança analítica é mais precisa, pois possui uma legibilidade mais alta, medindo o mais próximo de 0,0001g. As balanças analíticas geralmente incluem câmaras de pesagem à prova de correntes de ar para medição precisa da massa e são frequentemente usadas ao lado de mesas antivibração para aumentar a precisão.


Uma balança de precisão, por outro lado, normalmente mede para o 0,1-0,001g mais próximo, mas tem capacidade mais alta. Pode medir capacidades de centenas de gramas a quilogramas.

Balança Analítica

A balança analítica é um modelo que tem como característica principal fornecer uma pesagem exata e específica em relação ao peso de um objeto ou determinado componente. É projetada para medir pequenas massas com grande precisão. São extremamente sensíveis, capazes de medir quatro casas decimais à direita do ponto decimal (0,0001g) e capazes de medir amostras de até 320g.

Por conta de sua alta sensibilidade, a balança analítica deve ser sempre utilizada em um ambiente totalmente fechado e neutro. Isso porque variações de temperatura, umidade, correntes de ar e vibração podem alterar significativamente os resultados de leitura. Sua principal característica é uma espécie de capela/porta de vidro que evita a turbulência do ar e garantindo os resultados mais rápidos e precisos.

É comumente utilizada em vários segmentos, como por exemplo farmácias de manipulação, laboratórios, indústria química, indústria farmacêutica, indústria cosmética, empresas de pesquisas e qualidade entre outros.

Balança de Precisão

As balanças de precisão, também conhecidos como balanças de carga superior, são capazes de medir até 5kg. São consideradas semi-analíticas, uma vez que são um pouco menos precisas que uma balança analítica padrão, com uma legibilidade de até três casas decimais à direita do ponto decimal (0,001gr). Usadas para a medição de amostras pequenas, as balanças de precisão fornecem uma maneira exata, rápida e simples de determinar o peso de itens como material particulado.

Por serem menos sensíveis às flutuações de temperatura e correntes de ar, as balanças de precisão não necessitam de salas controladas. Alguns modelos são equipadas com mecanismo UniBloc, diferencial da marca Shimadzu, que tem como característica principal resposta rápida, estabilidade às mudanças de temperatura e alta durabilidade.

A balança de precisão é usada por laboratórios de pesquisa e controle de qualidade das indústrias farmacêutica, química, alimentar e têxtil, até instituições de ensino.

As aplicações de uma balança de precisão em laboratório incluem: pesagem simples, pesagem dinâmica, preparação de amostras, controle estatístico de qualidade, formulação e pesagem por intervalos. Altamente precisa e confiável, uma balança de precisão é a opção ideal para qualquer tarefa de pesagem diária no laboratório.

Parceria Kasvi e Shimadzu

Pensando sempre em oferecer as melhores opções de produtos para nossos clientes, a Kasvi inicia uma nova parceria com a renomada marca Shimadzu, fabricante japonesa de instrumentos de precisão e instrumentos de medição.

Apresentamos ao mercado uma ampla linha de diversos modelos de instrumentos analíticos indispensáveis para pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade em diversos segmentos do mercado.

Referências:

http://www.shimadzu.com.br/analitica/produtos/balance/index.shtml

http://www.balancas-analiticas.com.br/home/balanca-analitica-e-semi-analitica-saiba-a- diferenca/ https://www.labcompare.com/10-Featured-Articles/34706-Choosing-a-Laboratory-Balance-It- s-All-About-Accuracy/

https://www.grainger.com/know-how/equipment-information/kh-laboratory-balance-scale- types-care-terms

https://www.precisa.co.uk/weighing-balances-uses/

https://www.gehaka.com.br/balancas-para-laboratorio

https://www.minaslabor.com.br/balanca-analitica-o-que-e-como-utilizar-e-os-principais- modelos/ https://www.minaslabor.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-uma-balanca-analitica-e-uma- balanca-de-precisao/