Notícias

Como usar a Tira Universal para medir o pH?

A Tira Universal de pH é a forma mais simples, rápida e amplamente usada em diversos setores para medir o pH de soluções.

Esse tipo de medição é a mais frequente em laboratórios, porém é aplicada ainda no campo da agronomia, medicina, biologia, química, nutrição, tratamento de água, entre outros. As tiras de pH não necessitam de nenhum calibração, manutenção e são muito práticas para aplicar em qualquer rotina.

As tiras de pH consistem num filtro de papel impregnado com um indicador ou uma mistura de indicadores, que aponta a escala de pH – do ácido ao básico – através de uma variedade de cores. Ou seja, existe uma cor diferente para cada número na escala do pH e através dessa diferenciação é possível classificar a solução em análise.

As cores como indicadores de pH

O intervalo da escala de pH vai de 0 a 14, quanto mais próximo ao 0 mais ácido e quanto mais próximo ao 14 mais alcalino . O vermelho é a cor dos ácidos, assim soluções menos ácidas compreendem do laranja ao amarelo, enquanto soluções neutras são verdes. Já as soluções básicas são azuis e roxos. As tiras indicadoras geralmente são acompanhadas com uma cartela de cores apresentando os tons correspondentes para os valores de pH.

tabela ana-01

Afinal, como se medir o pH?

O pH significa “potencial de hidrogênio”, quando uma substância é ácida, ela libera mais hidrogênio para o meio, por outro lado, substâncias alcalinas removem hidrogênio a partir de um organismo.

A definição de pH baseia-se na quantidade de íons de hidrogênio disponíveis numa solução. Assim, os íons vão determinar se uma solução é ácida, alcalina ou neutra. Quando você estiver usando uma tira de pH está testando o quanto de hidrogênio está presente na solução, sendo que os compostos químicos mudam de cor de acordo com essa concentração.

 

>> Quer saber mais? Leia também – Ácido ou Alcalino? Como medir o pH.

 

Medição através da Tira Universal de pH

  1. Remover a Tira Universal de pH da caixa.
  2. Imergir o papel indicador de pH dentro da solução durante cerca de 3-5 segundos.
  3. Retirar a tira da solução, removendo o excesso de líquido.
  4. Compare a cor da tira com as cores da tabela presente na caixa, elas vão indicar se a solução é alcalina, ácida ou básica.
  5. Não deixar a tira secar antes de comparar com a tabela de cores.
  6. Anotar o resultado de acordo com a cor que mais se aproxima da cor da tira.

As tiras de pH são muito práticas, com um custo bem reduzido e utilizadas para verificações pontuais e rápidas, quando apenas o conhecimento aproximado é necessário, mas não vão oferecer um valor preciso para o nível de pH. Para uma medição exata é usado o equipamento pHmetro.