Notícias

Hemograma – A importância dos exames de sangue de rotina

  • hematologia

Hemograma

O hemograma é o exame que avalia quantitativa e qualitativamente os elementos celulares do sangue. É o exame complementar mais requerido nas consultas, fazendo parte de todas as revisões de saúde e rotina de exames, pois é uma triagem muito útil e fornece informações valiosas sobre o paciente, muitas vezes tomadas como ponto de partida para a maioria das investigações médicas.

O hemograma além de avaliar a condição do sangue e seus tecidos formadores (em especial a medula óssea) pode ser uma indicação de alguma doença presente em outros órgãos. Resultados anormais podem indicar a presença de uma variedade de condições incluindo anemias, leucemias e infecções, muitas vezes antes mesmo que o paciente apresente os sintomas da doença.

 

O sangue e sua composição 

O sangue transporta oxigênio e nutrientes vitais através de todo o sistema corporal. Ele circula através do coração, artérias, capilares e veias, sendo o principal meio de transporte dentro do corpo. Leva oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo e dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões. Ele transporta as substâncias nutritivas e metabolitos para os tecidos e remove os resíduos levando-os para os rins e outros órgãos de excreção. Tem um papel importante no equilíbrio do nosso corpo, pois quando há algo errado com o sangue, outras partes do copo podem estar com algum problema.

Nosso sangue é formado basicamente por uma parte líquida chamada de plasma e outra sólida constituída por células (hemácias, plaquetas e leucócitos). Conheça a função de cada uma delas:

  • O plasma contém proteínas que entre outras ações atuam na defesa do organismo e ajudam a controlar hemorragias.
  • As hemácias (conhecidas como glóbulos vermelhos) transportam o oxigênio para todo o organismo.
  • As plaquetas controlam sangramentos, participando do processo de coagulação.
  • Os leucócitos (conhecidos como glóbulos brancos) combatem infecções e funcionam como parte do sistema imunológico do corpo.

Aumentos ou diminuições nas contagens de células revelados em um hemograma indicam a condição médica do indivíduo e permitem realizar uma avaliação mais aprofundada sobre o seu quadro.

 

Finalidades do Hemograma 

Avaliar a saúde geral

Como parte de um exame médico de rotina para monitorar a saúde geral e para identificar algumas doenças como anemia, leucemia, entre outras.

Diagnosticar uma condição médica

Em casos de fraqueza, fadiga, febre, inflamação, hemorragias, um hemograma pode ajudar a diagnosticar a causa desses sintomas. Se o médico suspeitar de uma infecção, o teste também pode ajudar a confirmar o diagnóstico.

Monitorar uma condição médica

Se um indivíduo já foi diagnosticado com uma doença, o hemograma será usado para monitorar o seu estado.

Monitorar o tratamento médico

Acompanhar a saúde, por exemplo, em uma situação na qual há administração de medicamentos que podem afetar a contagem de células do sangue.

 

Informações obtidas através do Hemograma

Número e tipos de células brancas do sangue
Um elevado número de células brancas do sangue pode significar uma inflamação ou uma infecção.

Número de células vermelhas do sangue
Um número baixo de células vermelhas pode ser um sinal de anemia ou outras doenças.

Variação no tamanho das células vermelhas do sangue
Em casos de anemia pode haver uma maior variação no tamanho das células vermelhas.

Hematócrito
Esta é a porcentagem de células vermelhas do sangue em um determinado volume de sangue total, mede o quanto do sangue é composto de glóbulos vermelhos. Hematócrito baixo pode ser um sinal de anemia ou de sangramento excessivo.

Hemoglobina
Transporta oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. Anormalidades podem ser um sinal de problemas que vão desde anemia a doenças pulmonares.

Contagem de plaquetas
As plaquetas desempenham um papel na coagulação sanguínea.  Poucas plaquetas podem significar um problema por excesso de sangramento.

Tamanho médio de células vermelhas do sangue
Este teste é conhecido como Volume Corpuscular Médio (VCM). Quando houver células vermelhas maiores, entre outras coisas, pode significar o corpo está com pouca vitamina B12 ou ácido fólico. Se as células vermelhas do sangue são menores, isso pode ser um sinal de certos tipos de anemia, tais como anemia por deficiência de ferro.

Hemoglobina Corpuscular Média
Este teste mede a quantidade de hemoglobina presente nas hemácias.

 

Sistema de tubos de coleta e interferentes na análise de sangue

 

Produtos Kasvi para coleta de sangue

 


Referências

M., XAVIER, Ricardo, DORA, José Miguel, SOUZA, Carolina Fischinger Moura de, and BARROS, Elvino. Laboratório na prática clínica: Consulta rápida, 2ª edição. ArtMed, 2011.
Uchoa, JUNQUEIRA, Luiz Carlos, and CARNEIRO, José. Histologia Básica, 12ª edição. Guanabara Koogan, 2013.
FAILACE., and Renato e colaboradores. Hemograma: Manual de interpretação, 5ª edição. ArtMed, 2011.