Notícias

Meios Cromogênicos: a próxima geração de meios de cultura

  • meios cromogênicos

Os meios cromogênicos foram desenvolvidos para oferecer métodos mais rápidos e precisos para a detecção de patógenos com alta especificidade de forma mais simples e eficiente. Seu princípio está relacionado à utilização de substratos cromogênicos (reação de cor) característicos para cada patógeno, que são liberados após a hidrólise.

Isto é especialmente importante em casos de cultura polimicrobianas. O grande diferencial para esse tipo de cultura é a possibilidade da inclusão de agentes seletivos que impedem o crescimento e interferência de microrganismos não-alvo. A maioria dos meios cromogênicos é, portanto, seletiva e diferencial. Cada organismo é então identificado através de uma cor específica, determinando facilmente as colônias.

O resultado é exato e distinto. O cultivo pode ser observado e distinguível a olho nu por sua diferenciação baseado em cores. Além de permitir a detecção mais rápida de microrganismos específicos em relação aos meios de cultura tradicionais, têm maior sensibilidade e ainda podem reduzir a necessidade de outros testes complementares, exigidos nos meios de cultura tradicionais, como subculturas e confirmação, encurtando o prazo na identificação dos patógenos. Por isso os resultados são mais rápidos ajudando na prevenção da disseminação de infecções.

Vantagens:

  • Resultados rápidos: em apenas 24 horas é possível fazer a interpretação visual dos resultados no meio de cultura.
  • Fácil identificação: colônias distintas e facilmente reconhecíveis pela coloração específica
  • Custo-benefício: possibilita a identificação de diferentes bactérias na mesma placa
  • Protocolo simples: inoculado diretamente da amostra ou do caldo de enriquecimento específico
  • Maior seletividade: ampla variedade para uma infinidade de microrganismos
  • Alta detecção: capaz de detectar bactérias mesmo em concentrações muito baixas
  • Maior produtividade: reduz a necessidade de testes complementares
  • Ampla gama de produtos: análises clínicas, resistência antimicrobiana, análises microbiológicas nas indústrias de cosméticos, alimentos e qualidade da água.

Análises Clínicas:

As doenças infecciosas estão presentes no mundo todo. Nos últimos anos, a porcentagem da população diagnosticada com algum tipo de doença infecciosa não parou de aumentar. Por essa razão, os testes clínicos de diagnóstico que determinam a presença de um agente patogênico são cada vez mais importantes e decisivos para o tratamento médico preciso. A linha de meios cromogênicos da Kasvi disponibiliza uma ampla variedade de meios de cultura para identificação rápida e fácil de patógenos, e cobrem as principais necessidades clínicas. Nossos produtos podem ser encontrados em ambas as formas: pó desidratado e pronto para uso.

Indústrias:

Os controles microbiológicos em qualquer tipo de indústria são essenciais para garantir a segurança dos produtos e de seus consumidores, além de proteger a imagem dos atores diante de possíveis alarmes de saúde. A linha de meios cromogênicos da Kasvi oferece uma gama de meios de cultura necessários para realizar análises microbiológicas em produtos farmacêuticos, cosméticos, alimentos, água e monitoramento ambiental. São fabricado com matérias-primas de alta qualidade, seguindo rigorosos controles de qualidade e formulado de acordo com diferentes padrões internacionais para diferentes indústrias.


Um estudo prospectivo em pacientes cirúrgicos de UTI, mostrou que 38% de 29 pacientes desenvolveram infecção após colonização. A colonização pode ser demonstrada por análise de 3 ou mais amostras, coletadas do mesmo local ou de sítios diferentes, do mesmo paciente, em dias consecutivos.

A amostra, após o processamento, poderá ser usada para isolamento do agente etiológico. Para tanto, deverá ser semeada em movimentos de estrias (zig-zag) sobre a superfície de meios sólidos de cultura.

Produtos Kasvi:


Referências: