Você sabe o que é Espectrofotometria?
4 min de leitura
A espectrofotometria é uma técnica utilizada para a detecção e quantificação de substâncias específicas em uma solução, como proteínas, ácidos nucleicos, carboidratos e aminoácidos.
O estudo da interação da luz com a matéria é uma ferramenta importante e bastante versátil. Na espectrofotometria, a medida de absorbância (luz absorvida) e transmitância (luz transmitida) permite que componentes de uma solução sejam identificados por seus espectros.
A luz pode passar através de um objeto ou ser interrompida por um objeto que está em seu caminho. Cada substância absorve ou transmite certos comprimentos de onda. Assim, a absorção ou transmissão de luz, ao longo de um determinado intervalo de comprimento de onda, é característico para cada substância sendo que uma análise espectral serve como uma “impressão digital” de determinado composto.
A aplicação da espectrofotometria
Espectrofotometria é um método utilizado em diversas áreas como química, física, biologia molecular, bioquímica e análises clínicas. Ela nos permite medir e comparar a concentração de materiais em solução com relativa facilidade, sendo o fato de ser quantitativa seu grande diferencial.
Algumas de sua aplicações incluem a medição da concentração de substâncias tais como proteínas, o crescimento de células bacterianas, e reações enzimáticas. O espectrofotômetro é o equipamento rotineiramente usado para realizar essa quantificação.
Qual é o papel do espectrofotômetro?
Um espectrofotômetro é um instrumento que mede a quantidade de luz de um comprimento de onda que passa através de um meio.
O seu funcionamento se baseia na absorbância ou na transmitância observada na amostra ao ser atravessada por um feixe de luz monocromático em um dado comprimento de onda. Ou seja, há fótons que interagem com a amostra e provocam interações moleculares, uma fonte de luz leva a radiação até a amostra e os detectores medem a intensidade de radiação transmitida/absorvida.
Cada tipo de molécula apresenta uma estrutura característica que absorve determinado(s) comprimento(s) de onda, permitindo sua identificação.
Exemplo |
A Hemoglobina absorve a luz a um comprimento de onda específico. Assim ela absorve a luz azul e verde com mais eficiência que o vermelho, sendo o grau de absorbância de luz azul ou verde proporcional à concentração de hemoglobina na amostra. |
Finalmente, há também o Nano espectro se diferencia do espectrofotômetro por quantificar moléculas muito pequenas como DNA, RNA e proteínas.
O NanoK é um Nano Espectrofotômetro moderno, utilizado para quantificação de ácidos nucleicos e proteínas a partir de 0,5 μl de amostra. A ferramenta “Slope Algoritmo” garante a quantificação rápida, sem a necessidade de leitura de branco da amostra ou configuração do comprimento de onda. A alta tecnologia aliada à simplicidade do protocolo de utilização garantem resultados confiáveis, precisos e reprodutíveis.
Características
- Display em LCD;
- Tela sensível ao toque;
- Lâmpada de LED;
- Tampa automática;
- Suporte para pipetagem da amostra;
- Entrada USB;
- Tecnologia de Slope Algoritmo;
- Suporte para cubeta;
- Câmera interna que permite a verificação da pipetagem da amostra minimizando erros;
- Aplicativo NANOK disponível para Android.
Slope Algoritmo
A obtenção dos valores de absorbância em diferentes percursos ópticos cria gráficos e calcula valores de inclinação. O equipamento é capaz de calcular a concentração de uma amostra sem necessitar da medição de branco da amostra, necessária para a maioria dos espectrofotômetros.
Aplicativo NanoK
O aplicativo NanoK está disponível por acesso NFC e Google Play Store.
Os resultados obtidos podem ser transferidos diretamente para o celular e geram relatórios em PDF e/ou Excel podendo ser enviados diretamente por e-mail.
Referências
B., COMPRI-NARDY, Mariane, STELLA, Mércia Breda, and OLIVEIRA, Carolina de.Práticas de Laboratório de Bioquímica e Biofísica. Guanabara Koogan, 2009
BRUNO., and Alessandra Nejar. Biotecnologia I: Princípios e Métodos – Série Tekne. ArtMed, 2014.