Fique por dentro de tudo!
Participe do nosso canal direto no WhatsApp para receber em primeira mão as novidades, lançamentos e oportunidades exclusivas da Kasvi.
3 min de leitura
O swab é um cotonete estéril, utilizado para coleta de amostras. Composto por uma haste flexível e ponta em algodão ou rayon (material sintético ainda mais absorvente que o algodão) esse instrumento ficou bastante conhecido durante a pandemia da Covid-19, quando foi amplamente utilizado para coleta de amostra de secreção orofaríngea (utilizada na realização de teste de PCR e/ou alguns tipos de testes rápidos para Covid).
Apesar de ter se tornado mais conhecido devido à Covid, o swab é utilizado em diversas aplicações, como coleta de demais amostras clínicas, e coletas ambientais.
Há também uma grande variedade de swabs, com versões estéreis, meios e soluções de transporte, tubos secos e embalados individualmente.
A coleta de amostras biológicas deve ser realizada com o emprego de técnicas assépticas, para que se garanta a esterilidade e a contaminação por microrganismos ou outros fluídos corpóreos seja evitada. Por esse motivo, o responsável deverá utilizar apenas equipamentos estéreis e tomar as devidas precauções durante o processo.
Os swabs com meio de transporte, ou seja, aqueles que possuem tubo para armazenamento da haste com meio em seu interior, são ideais para a realização desse procedimento de forma mais segura e fácil, garantindo a adequada conservação da amostra coletada.
Conheça alguns tipos de swabs mais utilizados para coleta de amostras biológicas:
Transporte de amostras clínicas com suspeitas de conter bactérias anaeróbias.
Boa conservação de microrganismos patogênicos do trato superior e entéricos como Salmonella spp., Shigella spp., Pneumococcus spp. e Haemophilus spp.
O carvão vegetal absorve toxinas produzidas por alguns tipos de microrganismos como Pseudomonas aeruginosa, Neisseria spp., Streptococcus spp. e outras.
Indicado para o transporte e preservação de amostras em fezes para cultura.
O monitoramento ambiental em indústrias de alimentos, cosméticas e/ou farmacêuticas ocorre para que haja controle adequado do risco de contaminação. Ele é a garantia da limpeza de máquinas e equipamentos. Esse monitoramento é realizado por meio de dois métodos principais: físico (limpeza e eliminação de partículas) e microbiológico (análise microbiológica de ambientes previamente escolhidos).
Confira quais são alguns tipos de swabs adequados para este fim:
Swab com solução neutralizante universal contendo: lecitina, tween 80, tiossulfato de sódio e tampão fosfato. Ideal para neutralizar a maioria dos desinfetantes utilizados na indústria.
Este swab é indicado para testar a maioria das áreas infectadas nas indústrias alimentícias, cosméticas e farmacêuticas, entre outras.
Swab com Caldo Letheen contendo lecitina e tween 80.
Recomendado para testar a atividade antimicrobiana de desinfetantes aplicados em superfícies de importância sanitária.
Leia mais em: