fbpx

Notícias

Para que é usado o tiossulfato?

Tiossulfato (S 2 O 2- ) é um oxiânion de enxofre produzido pela reação de íons sulfito com enxofre em água fervente. Por isso, é possível encontrar naturalmente em fontes termais e gêiseres. Contudo, o tiossulfato não é encontrado em grandes quantidades na natureza.  

A maior parte da utilidade do tiossulfato vem de sua capacidade de converter certos compostos metálicos insolúveis em complexos solúveis e clareamento de alguns materiais. É possível encontrar diferentes compostos de tiossulfato, de acordo com cada ligação podem gerar diferentes utilidades. Os mais comuns são:

– Tiossulfato de sódio Na22 O 3

–  Tiossulfato de amônio (NH 42 S2O3

– Tiossulfato de cálcio Ca S 2 O 3

– Tiossulfato de potássio Na 2 S 2 O3

As diferentes composições dão a possibilidade de diferentes utilidades. Confira onde o tiossulfato pode estar presente:

Fixação fotográfica

Uma emulsão de tiossulfato de sódio (chamada hipo pelos fotógrafos) é usada para interromper o desenvolvimento do filme exposto. O tiossulfato converte grãos de brometo de prata não desenvolvidos no filme em complexos de tiossulfato de prata solúveis em água que podem ser removidos quando o filme é lavado.

Extração de prata de minérios

A capacidade do tiossulfato de converter compostos de prata em complexos de prata solúveis também o torna útil no processamento do minério.

Fabricação de papel

Solução utilizada para branquear pasta de papel durante o processo de fabricação.

Branquear tecidos de algodão, osso, palha e marfim

Alguns materiais ficam enfraquecidos ou amarelados quando branqueados. Soluções de tiossulfato podem ser usadas para clarear esses materiais sem danificá-los.

Antídoto para envenenamento

O tiossulfato é utilizado na farmacêutica como um antídoto para intoxicação por cianeto e para redução de nefrotoxicidade associada à cisplatina.

Teste de oxigênio dissolvido e análise química de oxidantes

Tiossulfato é um titulante redutor usado para determinar muitos agentes oxidantes. Por exemplo, as concentrações de hipoclorito no alvejante podem ser determinadas. O tiossulfato também é usado como titulante na determinação da demanda bioquímica de oxigênio, ou seja, a extensão em que o oxigênio dentro de uma amostra pode suportar a vida microbiana.

Fabricação de couro

A determinação de óxido de cromo em banhos residuais de curtimento e recurtimento do couro podem ser feitos por meio do método de titulação volumétrica utilizando tiossulfato de sódio.

Tiossulfato para análise de água

Um uso muito importante do tiossulfato de sódio é para descloração da água, ou seja, para remover o cloro (hipoclorito) da água em coleta de amostras que passarão por exames bacteriológicos para análise de potabilidade.

O Manual Prático de Análise de Água do Ministério da Saúde orienta que a coleta de amostra de água para essa análise de potabilidade seja realizada em frasco de coleta ou saco contendo a pastilha de tiossulfato. 

A coleta pode ocorrer em torneiras de residências, escolas ou hospitais. O tempo de coleta até a análise da amostra não pode passar de 24 horas. Nas estações de tratamento, as amostras podem ser coletadas entre cada etapa de purificação, para que possa ser identificado o local em que há uma possível contaminação.

A Portaria de Potabilidade (nº 2.914/2011) estabelece que seja verificada na água para consumo humano a ausência de coliformes totais e Escherichia coli e determinada a contagem de bactérias heterotróficas.

Leia mais em:

Produtos Kasvi Relacionados

Referências:

https://antoine.frostburg.edu/chem/senese/101/compounds/faq/thiosulfate.shtml

http://www.fepeg2015.unimontes.br/sites/default/files/resumos/arquivo_pdf_anais/resumo_glender.pdf

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/169297/001046906.pdf?sequence=1

http://mineralis.cetem.gov.br/bitstream/cetem/2092/2/Thuanny%20Hon%C3%B3rio%20Soares.pdf

http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/files_mf/manual_pratico_de_analise_de_agua_2.pdf

https://guiafarmaceutico.hsl.org.br/tiosulfato-de-sodio

https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/61387/000865294.pdf?sequence=1&isAllowed=y