Notícias

Você sabe manusear um microscópio corretamente?

O microscópio é um equipamento muito utilizado em diversos laboratórios e inúmeros tipos de pesquisas. Apesar de existirem variações de marcas e tamanhos, geralmente possuem os mesmos componentes e sua manipulação é muito parecida.

Os principais componentes são a base, a lente ocular, a lente objetiva e a platina.  É necessário aprender a identificar as suas várias partes e entender as suas funções para operá-lo adequadamente.  Quando você conhece os procedimentos básicos de operação e sua estrutura, manuseando corretamente, poderá maximizar todos os recursos do microscópio, além de prolongar sua vida útil.

Componentes de um Microscopio

Componentes de um Microscopio

Leia também: Ocular, objetiva, revolver. Você conhece todos os componentes que formam um microscópio?

Provavelmente pessoas diferentes utilizarão o mesmo equipamento, muitas vezes para análises distintas. Assim, é importante que ele sempre fique em seu ajuste inicial. Assim o próximo usuário inicia seu trabalho no ajuste padrão, facilitando a rotina.

Como manusear o microscópio

1. Selecionar a objetiva de menor aumento e baixar a platina completamente. Se o microscópio foi utilizado corretamente anteriormente, deve estar nesta posição.

2. Colocar a lâmina com o objeto a ser visualizado sobre a platina e travar com a pinça.

3. Começar a visualização com a objetiva de menor aumento.

4. Realização do enfoque.

a. Aproximar o máximo possível a lente do objeto a ser visualizado através do ajuste macrométrico. Esse deve ser feito sem olhar diretamente pela ocular, para evitar possíveis danos ao objeto ou a própria lente.

b. Olhando através da ocular, comece a aproximar a amostra da objetiva até que consiga ter uma visualização nítida, com o ajuste micrométrico realizar o enfoque fino.

5. Mude para objetiva seguinte. A imagem deve estar quase focada, se necessário gire o micrométrico para melhorar o enfoque fino. Se ao trocar de objetiva o objeto sumir completamente, é preferível voltar a objetiva anterior e refazer os passos do item 3. A objetiva de 40X enfoca muito próximo da amostra e com isso pode vir a causar acidentes: como contaminar a lente com a amostra em análise se negligenciado as precauções anteriores ou manchar a lente com o óleo de imersão se a objetiva de 100X já foi utilizada.

6. Utilizar a objetiva com óleo de imersão:

A. Baixe totalmente a platina.

B. Suba totalmente o condensador para visualizar o círculo de luz que indica a zona que irá visualizar e onde irá colocar o óleo de imersão.

C. Gire o revolver até a objetiva de imersão deixando entre a objetiva de 40X e 100X.

D. Coloque uma gota de óleo de imersão sobre o círculo de luz.

E. Termine de girar o revolver, suavemente, até a objetiva de imersão (100X).

F. Olhando diretamente na objetiva, suba a platina lentamente até que a gota de óleo toque a lente. Neste momento é possível notar a gota cobrindo a lente.

G. Com auxilio do ajuste micrométrico, enfocar a amostra cuidadosamente. A distância de trabalho entre a objetiva e a lâmina é mínimo, menor que a distância da objetiva de 40X, por isso o risco de acidente é muito grande.

H. Uma vez colocado o óleo de imersão sobre a amostra, não pode retornar a objetiva de 40X, pois a lente pode vir a ficar manchada. Por tanto, se deseja focar outra área é necessário baixar a platina e repetir o processo desde o passo 3.

I. Uma vez finalizada a visualização da amostra deve-se baixar a platina e colocar o revolver com na posição da menor objetiva. Neste momento já pode retirar a lâmina da platina. Nunca retire a lâmina com a objetiva de imersão em posição de observação.

J. Limpar a objetiva com cuidado e fazendo uso de um papel especial para limpeza óptica.

 

Linha de Microscopia Kasvi

Linha Microscópios ECO

Linha ECO

A linha ECO é uma linha básica com recursos necessários para um microscópio de boa qualidade. Acompanha objetivas acromáticas corrigidas, com opção de iluminação alógena ou LED. É uma solução prática e econômica para a área educacional e laboratórios em geral.

Clique aqui e conheça!

Linha Microscópios RED

Linha RED

A linha RED apresenta uma estrutura que permite mais aplicações, com sistema de molas
integradas às objetivas de 40X e 100X-óleo de imersão, o que evita danos à lente ou à amostra e previne distorção da imagem durante a observação.

Clique aqui e conheça!

Câmeras para Microscópio

câmera para microscopia

As câmeras para microscopia combinam alta resolução, imagens em tempo real e fotos que podem ser armazenadas no computador com rapidez e acessibilidade. A grande vantagem é o software, que possui funções variadas, como medir o tamanho da área ou da amostra a ser estudada, contagem de células, captação de imagens e gravação de vídeos.

Clique aqui e conheça!

Lâminas e lamínulas para microscopia

As lâminas são fabricadas em um vidro especial translúcido, especialmente desenvolvido para microscopia, e servem de suporte para observar a amostra ou material no microscópio. Já as lamínulas, são utilizadas para sobrepor o material da lâmina durante a leitura no microscópio, permitindo melhor visualização e também para proteção da amostra e da lente.

Lâminas – Clique e conheça!

Lamínulas – Clique e conheça!